terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CRECHE SENNINHA - TODOS PELA FRATERNIDADE

Diretora Elnira entregando certificado
à funcionária

O Dia da Consciência Negra é um dia celebrado no Brasil, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

    A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.



JUSTIFICATIVA:

            O presente projeto traduz a necessidade de caráter social e político da escola, em desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas.
            Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações entre crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção da identidade. Ao vivenciar essa proposta, volta-se para a observação das diferenças enquanto características e abandonam-se preconceitos que ao longo do tempo da história serviam para a desvalorização dos atributos individuais.
             Levando-se em consideração que é preciso educar o indivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido, ao propor este trabalho, busca-se a compreensão de como são construídas as relações raciais. A importância disso, consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção da equidade e  valorização das diferenças culturais, étnicas e sociais, formando assim, cidadãos mais justos e conscientes.

"A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei".

                ( Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 5º, XLII )
OBJETIVO GERAL:
Ø  Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Conhecer contos e lendas africanas;
Ø  Conhecer cantigas populares;
Ø  Conhecer personalidades negras;
Ø  Estimular o interesse pela leitura;
Ø  Estimular a conscientização e o respeito pelas origens;
Ø  Incentivar a construção de sua identidade, estimulando a percepção de suas     características físicas;
Ø  Desenvolver a consciência corporal através de atividades rítmicas;
Ø  Incentivar a percepção das noções de semelhanças e diferenças;
Ø  Desenvolver a coordenação motora;
Ø  Estimular a discriminação auditiva;
Ø  Divulgar a cultura negra;
Ø  Trabalhar a igualdade social das etnias;
Ø  Conhecer o artesanato africano.
                           
DESENVOLVIMENTO:
Ø  Contação das histórias: “Menina bonita do laço de fita”, “O cabelo de Lelê”;
Ø   Rodas de Conversa enfocando ações de irmandade, fraternidade e igualdade entre as pessoas, inclusive       suas características físicas com semelhanças e diferenças;
Ø   Pesquisa de gravuras ou fotos· que demonstrem atos fraternos entre brancos      e negros;
Ø   Audição das músicas: “O canto das três Raças”, “Você vai gostar de mim”, “Capoeira”, “Pérola Negra”;   
Ø  Exploração de sons afros: tambor, atabaque, berimbau;
Ø  Confecção de fantoches com perfil afro;
Ø   Construção de retrato étnico da turma: produção de mural com fotos e frases que traduzem as características étnicas e culturais das crianças;
Ø   Construção de painel coletivo com personalidades negras que alcançaram a fama;
Ø  Confecção de chocalhos, atabaque e berimbau;
Ø  Construção do retrato étnico da turma;
Ø  Confecção de figurinos, adereços e instrumentos de percussão;
Ø  Apresentação de danças africanas e músicas de samba;
Ø  Participação na montagem do mural da fraternidade;
Ø  Participação ativa nas brincadeiras e jogos, como: Capoeira, Escravos de Jó;
Ø  Montagem de tabuleiro típico com ingredientes de uma comida brasileira, herança de nossos antepassados africanos – a feijoada;
Ø  Preparo de receita com ingredientes típicos da cultura afro-descendente, o cuscuz de milho;
Ø  Apresentação de uma afro-descendente caracterizada;
Ø  Apresentação de Capoeira pelas funcionárias da creche;
Ø  Confraternização de toda a Creche, retratando a fraternidade universal.
RECURSOS UTILIZADOS:  
Ø  Livros, cd, Dvd;
Ø  Papéis diversos;
Ø  Cola, tesoura, pincéis e tintas;
Ø  Panos, contas e bijouterias;
Ø  Tabuleiro, sementes, alimentos;
Ø  Latas de diferentes tamanhos e outros materiais recicláveis;
Ø  Trajes típicos;
Ø  Outros.

FOTOS DO PROJETO






















3 comentários:

  1. muito bacana mesmo esse projeto...ótima sugestão para desenvolver um trabalho sobre valores, ética e respeito às etnias.Parabéns a todos que participaram!!!prof.da rede

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  2. Foi muito bom trabalhar com esse tema. As crianças se divertiram bastante com as histórias e as apresentações. Tenho orgulho de fazer parte desta equipe.
    Virginia Ferreira

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  3. EDUCAR PARA O RESPEITO AS DIFERENÇAS É PERMITIR QUE AS CRIANÇAS FUTURAMENTE SAIBAM DIZER NÃO A QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO.

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